Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sexta-Feira, dia 26 de Abril de 2024

CÂMARA DE VEREADORES DE ARCOVERDE: CONFIRA OS REQUERIMENTOS DA SESSÃO DO DIA 16/06/2017

Política

CÂMARA DE VEREADORES DE ARCOVERDE: CONFIRA OS REQUERIMENTOS DA SESSÃO DO DIA 16/06/2017

*Heriberto Ouriques pediu que o Executivo conclua as obras na Praça da Cohab II pois as mesmas estão quatro meses de atraso, pediu que a Arcotrans instale lombada na Rua Gumercindo Cavalcanti(em frente à Escola Garrastazu Medíci), reivindicou reposição de calçamento para a rua Tito Marques Magalhães(São Cristovão), pediu a complementação de calçamento nas Ruas Antônio Gomes de Sá e Severiano Lopes da Gama, (São Cristovão); pediu ainda a retirada de metralhas na Rua Lucdio Tenório de Brito, no São Cristóvão.

 

*Cibelle Roa reivindicou a instalação de luminárias em três postes localizados no acesso da comunidade da Batalha, pediu que fosse fechado um buraco nas Ruas 3 de Junho e Uruguai, (Boa Esperança / JK), pediu a retirada de metralha da Rua México e Chile(JK) e conserto de galeria na Rua 8, Cohab II. A parlamentar apresentou ainda projeto de Lei criando a “Gestão Participativa de Bens e Áreas Públicas” para o município visando aumentar a eficiência e a modernização das ações;

 

*Zirleide Monteiro pediu que fosse feita a retirada de entulhos das ruas Otaviano Neves e José Bezerra de Carvalho (Alto Cardeal), pediu a substituição de uma tampa de concreto no entroncamento entre as ruas Ary Barroso e Neusa Ferraz(São Cristovão), e colocação de tampas de ferro nas galerias localizadas nas Ruas Antônio Soares Tota e Sérgio de Souza Padilha, reivindicou a reforma das ruas Noé Nunes Ferraz e Antônio Gomes de Sá(São Cristovão), pediu retirada entulhos no Loteamento Girassol(São Miguel). A parlamentar também requereu a instalação de redutores de velocidade no  acesso da entrada de Serra das Varas, e que seja restabelecido o fornecimento de fitas medidoras de glicemia nas UBSfs pois as mesmas são indispensáveis a quem sofre do diabetes;

 

*Cleriane Medeiros reivindicou que seja feito o calçamento da Rua Venezuela (JK), pediu que seja agilizado o saneamento básico em ruas do Jardim Petrópolis e no Veraneio(São Cristovão) já que recentemente o Ministério das Cidades anunciou liberação de verbas para esse fim, reivindicou ainda saneamento e calçamento para o comunidade da Malhada. A parlamentar ressaltou sua participação na Primeira Caminhada de Fortalecimento e Formação de Conselheiros Tutelares que aconteceu em Arcoverde; Apresentou votos de aplausos a Secretária de Assistência Social Regina Manzi, pela colocação de espaço de acessibilidade no Frontstage do palco principal e ao técnico da equipe de natação Adessandro, pela vitória na 15ª competição estadual dos jogos escolares de Pernambuco.

*Weverton Siqueira (Siqueirinha) apresentou requerimento solicitando uma audiência pública, com prévia e ampla divulgação da imprensa, para o dia 6 de julho que vai debater a questão da segurança pública com o tema “Segurança pública, uma responsabilidade de todos”. O parlamentar convidou entre outras pessoas, os Deputados Joel da Harpa, Eduíno Brito, Zeca Cavalcanti, Júlio Cavalcanti, a prefeita Madalena Brito e representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, GRE, Polícias Civil e Militar, Associação Comercial de Arcoverde e OAB;

 

*João Taxista pediu que o Executivo mande confeccionar placas com os nomes de ruas e avenidas da cidade, reivindicou o saneamento para o bairro Veraneio(São Cristovão), pediu que seja feito o complemento da Rua Aírton Senna(São Cristovão), reivindicou o calçamento para a Rua Juviniano Marinho Espíndola(São Cristovão), alertou que existe uma galeria estourada na Rua Antônio de Moura Cavalcanti(São Miguel);

 

*Everaldo Lira reclamou que uma emissora de rádio local veiculou que correligionários de vereadores estavam “furando fila” nas UBSfs e no Centro de Especialidades Médicas Santa Ramos, disse entender o direito de expressão mas que isso não dá o direito de se semear a mentira, a falsidade e a indelicadeza;

 

VEREADORES DE ARCOVERDE APROVAM BOLSA DESCONTO PARA AESA

Apresentado em regime de urgência pela presidente da Câmara Municipal de Arcoverde, vereadora Célia Almeida (PSB), o projeto que institui o Programa Bolsa Desconto para a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA, foi aprovado por unanimidade nesta segunda-feira (19).

O programa institui um desconto de 50% nas mensalidades para os estudantes de apenas três cursos: Letras, Geografia e História. Hoje, a mensalidade desses cursos custa R$ 320. Com a bolsa, cai para R$ 160. Segundo a vereadora Célia, os cursos hoje passam por dificuldades devido ao número reduzido de alunos e com a aprovação da Bolsa Desconto a expectativa é de novos alunos procurarem esses cursos.

O Bolsa Desconto terá validade de seis (6) meses, podendo ser prorrogado a cargo da AESA, que ficará responsável pela regularização e funcionamento do programa. Os alunos destes cursos que estiverem no último período não terão direito a bolsa que serão definidas através de um processo seletivo.

De acordo com o projeto aprovado, os deficientes terão prioridades na concessão das bolsas, mas caso sobrem elas serão distribuídas com os demais alunos devidamente matriculados e que cumpram 75% da freqüência nas aulas.  Só terá direito ao desconto os estudantes contemplados que pagarem a mensalidade até o dia previsto de pagamento. Em caso de atraso, o desconto perde a validade.

A contrapartida dos estudantes será desenvolver atividades educativas nas instituições públicas, bem como estágios em órgãos públicos e trabalhos de pesquisas. A boa nova é que os feras que vão se submeter ao vestibular agora no meio do ano já poderão usufruir das bolsas, desde que sejam aprovados e estejam cursando os cursos de Letras, Geografia e História.

 

CÂMARA DE ARCOVERDE: PROJETO QUE INSTITUI O PROGRAMA DE GESTÃO PARTICIPATIVA DE BENS E ÁREAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ARCOVERDE PASSA PELO CRIVO DAS COMISSÕES

 

O projeto de autoria da Prefeitura de Arcoverde que institui o Programa de Gestão participativa de bens e áreas públicas no âmbito municipal passou na noite da última segunda feira pelo crivo dos vereadores, que apreciaram as observações das comissões do Legislativo Municipal.  O projeto determina que bens de uso comum, bens especiais e bens dominicais poderão ser objeto de gestão participativa mediante definição do Poder Executivo, que poderá a partir da aprovação da lei, celebrar parcerias com pessoas físicas e jurídicas de qualquer natureza para implantar, revitalizar, requalificar, fiscalizar, usar e conservar áreas e equipamentos de utilização pública.  A vereadora Cybele Roa explicou o que é o projeto e qual o trabalho que foi desenvolvido pela comissão, que é integrada ainda pelas vereadoras Cleriane e Zirleide Monteiro.

 

 

A integra da sessão você pode assistir via youtube canal CAMARA DE ARCOVERDE AO VIVO ou no Facebook da Câmara de Arcoverde.

 

VIDEOS –

https://www.youtube.com/watch?v=1NK0li73EqA

https://www.youtube.com/watch?v=ik1H0naVfXg

https://www.youtube.com/watch?v=aiDNq3UHt7s

 

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Política

Topo