Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sexta-Feira, dia 26 de Abril de 2024

Hospital Regional de Arcoverde emite nota de esclarecimento sobre o caso do paciente que ficou esperando ser atendimento dentro de uma ambulância na porta do Hospital

Saúde

Hospital Regional de Arcoverde emite nota de esclarecimento sobre o caso do paciente que ficou esperando ser atendimento dentro de uma ambulância na porta do Hospital

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO HOSPITAL REGIONAL RUY DE BARROS CORREIA – HRRBC

 

Na manhã dessa quinta-feira (20), nossa equipe de reportagem do JPS esteve no Hospital Regional de Arcoverde, para saber o motivo pelo qual não houve atendimento ao senhor que sofreu um grave acidente na última segunda-feira (17). Na ocasião, o senhor João Veiga disse a nossa reportagem que no inicio da noite o hospital estaria mandando uma nota de esclarecimento ao nosso jornal.

Através da mídia local e redes sociais, esta Direção tomou conhecimento de algumas alegações inverídicas proferidas contra a gestão do Hospital Regional Ruy de Barros Correia-HRRBC, que necessitam ser esclarecidas, visando o restabelecimento pleno da veracidade dos fatos.

Na última segunda-feira, dia 17 de abril do corrente ano, o cidadão Antônio José Noleto foi atendido com TCE (traumatismo crânio encefálico) grave, no Hospital Memorial Arcoverde- HMA, unidade hospitalar privada, em funcionamento no Município de Arcoverde.

Após o paciente ter sido atendido pela equipe médica do Hospital Memorial Arcoverde- HMA e ante à gravidade de seu quadro clínico, a médica plantonista daquela Unidade, Dra. Elisângela Rocha, solicitou senha à Central de Regulação do Estado, para remoção do paciente, sendo obtida a senha de transferência de número 5148764, competindo exclusivamente ao Hospital Memorial Arcoverde – HMA, em consonância aos princípios éticos de zelo e cuidado, a realização da transferência do paciente para o Hospital da Restauração – HR, em Recife, (unidade hospitalar de alta complexidade, para onde foi encaminhado o paciente), vez que, o paciente estava internado naquele Hospital.

Contrariando o encaminhamento fornecido pela Central de Regulação, que era transferir o paciente para o Hospital da Restauração sob sua responsabilidade, a Dra. Elisângela Rocha, médica do Hospital Memorial Arcoverde-HMA fez contato com o médico plantonista do Hospital Regional Ruy de Barros Correia, Dr. Nelson Batista, para recebimento do paciente. O referido médico informou da indisponibilidade em receber um paciente que estava em um respirador, já que todos os nossos respiradores estavam sendo utilizados por pacientes internados. Mesmo assim, a Dra. Elisângela Rocha, com respaldo e anuência da diretoria do Hospital Memorial Arcoverde HMA e usando uma ambulância básica, transferiu o paciente entubado e em respiração assistida por ambu (sem fonte de oxigênio e todos os equipamentos necessários) para a porta da emergência do Hospital Regional Ruy de Barros Correia.

A Direção do Hospital Memorial Arcoverde – HMA e a Dra. Elisangela Rocha desrespeitaram todas as orientações éticas e legais, comprometendo a integridade física do paciente, ao fazerem uma transferência que descumpre a Resolução do Conselho Federal de Medicina N°1.672/2003, bem como os trâmites do protocolo instituído pela Central de Leitos de Pernambuco.

Mesmo não sendo obrigação da Direção do HRRBC, em transferir o paciente sob os cuidados de outro serviço, uma vez que a Central de Regulação determinou que o paciente fosse transferido pelo Hospital Memorial Arcoverde -HMA e a diante da recusa da médica Dra. Elisangela Rocha do Hospital Memorial Arcoverde – HMA em transferir o paciente, tomamos a decisão de transferir, sob os cuidados e responsabilidade do Dr. José Ivan Vidal, diretor médico da nossa unidade para o Hospital Mestre Vitalino em Caruaru, onde realizamos TAC de crânio e o transferimos para o Hospital da Restauração, em uma UTI móvel com todos os recursos recomendados para transportar um paciente grave e utilizando a mesma senha já emitida pela Central de Regulação para o Hospital Memorial Arcoverde – HMA.

Este fato será denunciado ao Cremepe e à Secretaria de Saúde de PE , para as devidas apurações, bem como, adoção das medidas cabíveis e legais contra as declarações inverídicas de médico do referido hospital em rede social sobre o ocorrido, desonrando a gestão técnica da OSS Hospital do Tricentenário.

A Direção do Hospital do Tricentenário agradece a toda equipe que estava de plantão no dia do ocorrido e em especial ao Dr. José Ivan Vidal, que cumpriu o seu papel de médico, com ética, dedicação e cuidado ao paciente.

FOTO: Reprodução – BlogNe10

 

 

A Direção

Hospital Regional Ruy de Barros Correia

OSS Hospital do Tricentenário

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Saúde

Topo