Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sexta-Feira, dia 15 de Dezembro de 2017

Arcoverde é pioneira na região e lança programa que previne e trata o glaucoma na Atenção Básica

Foto: David

Saúde

Arcoverde é pioneira na região e lança programa que previne e trata o glaucoma na Atenção Básica

A Secretaria de Saúde de Arcoverde lançou, nesta segunda-feira (28), o programa Olhar Arcoverde, na Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL. Em parceria com a VI Gerência Regional de Arcoverde – Geres e a empresa OftalmoPE, Arcoverde é primeira a cidade da região a apostar na identificação e tratamento do glaucoma.

“Poucos municípios tem essa visão de gestão, em que o investimento na prevenção ainda é  melhor opção.”, ressaltou o diretor Executivo da OftalmoPE, Givanildo Júnior.

Dentro do grupo de risco, a meta é atender cerca de 14 mil pessoas. De acordo com a equipe de oftalmologista presentes no evento, na região do moxotó, pode existir,  aproximadamente,  cinco mil pessoas com Glaucoma, sendo 900 só em Arcoverde.

É a primeira vez que o município recebe um programa deste porte para ser desenvolvido na ponta, como na atenção básica. O paciente sairá da Ubsf com o tratamento completo para três meses.Geralmente, são três colírios, que se comprados nas farmácias variam de R$ 20,00 a 100,00, dependendo do tratamento, podendo chegar a um custo de até R$1000,00.

O “Olhar Arcoverde” já é um marco na saúde do municipio e irá atender cerca de 150 pessoas por semana com equipe de oftalmologistas e tecnicos de enfermagem em cada unidade básica. Durante o lançamento, os agentes comunitários de saúde foram capacitados para ajudar na busca ativa.

Por ser uma doença invisível e quase não apresentar sintomas, o Glaucoma é a segunda doença que mais causa cegueira no mundo. Se diagnosticada a tempo tem tratamento, se não, as consequências são irreversíveis. “Por isso, o exame de rotina é necessário. Entramos nessa luta por entender que podemos vencer”, finalizou a secretária de saúde,  Andreia Karla.

Fotos: David Mayer

Continue Lendo
Você pode gostar...
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Saúde

Topo