Você Está Aqui: Home » Cidades » Ata da Audiência Pública Pró-abastecimento D’água em Arcoverde – PE

Ata da Audiência Pública Pró-abastecimento D’água em Arcoverde – PE

Ata da Audiência Pública Pró-abastecimento D’água em Arcoverde – PE
Nesta segunda-feira (17), por volta das 19:30 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores de Arcoverde-PE, perante o Presidente da Comissão, Exmo. Sr. Vereador Luciano Rodrigues Pacheco, compôs a mesa os senhores Espaminondas Alves Ferreira – Subtenente do Exercito 71 BIMTZ, José Rivelino Ferreira de Moraes – Delegado de Polícia Civil Municipal, Igor de Oliveira Galindo – Gerente Regional da Compesa, Breno de Aguiar Coutinho – Representante da Odebrecht, Renato Campos – Secretário de agricultura do município e na ocasião representante o Poder Executivo Municipal, Vereadores Luiza Margarida, Erivaldo Monteiro, Warley Amaral e Joel Filho. 

 

Inicialmente o Presidente da Mesa, Vereador Luciano Pacheco registrou a pauta da audiência que consistiu no uso indevido da água do Açude Riacho do Pau através de diversas bombas para irrigação de hortifrutigranjeiro, bem como irrigações de capim e plantios diversos, e ainda, utilização da água do citado açude para construção das obras da Transnordestina. Outra pontuação consistiu em canos estourados nas diversas ruas do município de Arcoverde, bem como suporte na Adutora do Jatobá, quanto a Motor Bomba quebrado e ligações irregulares em toda sua extensão. Foi apresentado um vídeo sobre os casos acima tratados. 

 

O primeiro a fazer o uso da palavra foi o Sr. Igor Galindo, Gerente Regional da Compesa que explanou sobre o abastecimento d’água em Arcoverde através do Açude Riacho do Pau e da Adutora do Jatobá, bem como os diversos problemas quanto a desvio de água entre outros problemas na rede de abastecimento. A audiência abriu os microfones para a participação dos inscritos que inicialmente fez o uso da palavra o Sr. José Osório Galvão – Venerável da Loja Maçônica Luz do Sertão, citando a grande dificuldade de resoluções quanto ao conserto de canos estourados na rede de abastecimento. A Sra. Vera Lauretti – moradora do bairro São Geraldo citou a dificuldade no retorno da Compesa quando solicitado algum tipo de serviço pela referida instituição. Outros que fizeram uso da palavra foram o Prof. Damião Lucena – representante do Sindicato dos professores de Arcoverde, Sr. Augustinho Macedo – representante do Rotary Clube, Sr. Petrônio – representante da Sociedade Civil, Sr. Paulo Sérgio – representante da Loja Maçônica Barão do Rio Branco que acentuou a importância do tema e ressaltou a inércia da Compesa quanto às ações junto aos órgãos competentes a fim de combater a retirada da água através dos motores bombas sem autorização e a não efetuação de limpeza e ampliação do Açude Riacho do Pau. Participou ainda o Sr. Janilson – morador da Vila Cohab II, o Vereador Joel Filho que enfatizou a necessidade do município construir barragens de grande porte na zona rural, Sr. Givaldo – representante da sociedade civil, a Vereadora Luiza Margarida que explanou a preocupação quanto a retirada da água pela Odebrecht para as obras da Transnordestina pela Compesa. 

 

O Sr. Breno Coutinho, representante da Odebrecht esclareceu quanto à retirada da água pela Compesa é voltada para a utilização de terraplanagem e confecção de concreto para construção do túnel em nossa cidade. Ressaltou quanto ao consumo pelas obras, tendo chegado a no máximo sete carros pipas e sendo atualmente captado cerca de dois carros pipas diariamente para as obras. O Subtenente do Exercito, Sr. Epaminondas esclareceu que hoje comanda a Operação Pipa com abastecimento na zona rural no município e parabenizou a mobilização do Legislativo e da população a fim de amenizar os problemas citados. O Sr. José Rivelino – Delegado de Polícia, ressaltou a seriedade do assunto, e explanou que recebeu através do Ministério Publico para mediar ações quanto à retirada irregular de água do açude riacho do pau, o qual já foi instaurado inquérito policial na referida cidade e está sendo ouvidos os responsáveis. Ainda fez uso da palavra o Secretário de Agricultura, Sr. Renato Campos, solicitando um estudo para complementar o abastecimento do município através do “Brejo São José” que fica localizado nas proximidades da Vila do Carneiro, município de Buíque e Sr. Dionísio, representante da sociedade civil. 

 

Após um bom tempo de debates chegamos a algumas PROVIDÊNCIAS a serem adotadas: a) Contratação de equipes da Compesa de plantão nos finais de semanas e prontidão para poder resolver os problemas de canos estourados na cidade; b) Ampliação do Açude Riacho do Pau por meio da elevação de pelo menos um metro na parede de contenção e sangradouro ou mesmo uma realização de um serviço de limpeza no interior do manancial, retirando o material arenoso que ao longo dos anos tem acumulado no interior do açude, proposta presidente Vereador Luciano Pacheco; c) Substituição da tubulação da adutora do Jatobá (Ibimirim/Arcoverde) que atualmente é de 300mm em seu diâmetro, ampliando para no mínimo 600 milímetros; d) Medida imediata da Policia Civil e Compesa a fim de fazer uma apreensão dos Motores Bombas às margens do Açude Riacho do Pau; e) Distribuição de cana de açúcar para alimentar o gado através do Governo do estado a fim de minimizar a questão da irrigação de capim; f) Substituição da rede de abastecimento na cidade com a troca de rede de cimento amianto por cano PVC; g) Construção de barragens para a Zona Rural de Arcoverde; h) Cartilha para conscientizar a população sobre o uso correto da água; i) Estudo para ativação de uma adutora do Brejo São José (Vila do Carneiro) para a substação da estrada de Pedra através da localidade do Riachão; k) Redução do uso de água pela Odebrecht proveniente do Riacho do Pau, havendo no máximo a retirada de (01) um pipa diário para manter o que é indispensável da obra do trem; l) Compromisso da Compesa quanto ao conserto imediato da bomba de grande porte da localidade do frutuoso em Ibimirim, a fim de reforçar o abastecimento d’água via Adutora.

 

Deliberação: Oficie-se a todos os órgãos competentes a cerca das providencias a serem tomadas às reivindicações acima. Dê-se ciência da presente Ata as pessoas e instituições presentes, bem como a imprensa falada, televisiva, escrita e redes sociais.

 

VEREADOR LUCIANO RODIGUES PACHECO 
Presidente da Comissão
 
Fonte: Blog de Luciano Pacheco

Deixe um Comentário

© 2014. Jornal Portal do Sertão. Todos os direitos reservados

Scroll to top