Você Está Aqui: Home » Saúde » Monteiro inova mais uma vez e é pioneira em implantação de sistema eletrônico para a saúde

Monteiro inova mais uma vez e é pioneira em implantação de sistema eletrônico para a saúde

Monteiro inova mais uma vez e é pioneira em implantação de sistema eletrônico para a saúde

A prefeitura da cidade de Monteiro, no Cariri Paraibano, entregou mais um serviço à população da cidade. Trata-se do PEC – Prontuário Eletrônico do Cidadão que destina-se a informatização com a obtenção da celeridade na coleta de dados relacionados à saúde do cidadão. Adiantando-se ao prazo dado pelo Ministério da Saúde, que seria pra a implantação em 2018, a prefeita da cidade de Monteiro mobilizou-se junto com a Secretaria de Saúde para que este presente fosse entregue ainda na primeira parte do segundo semestre do corrente ano.

Com recursos próprios, a prefeitura entregou na tarde desta quinta-feira, 03, para todas as unidades básicas de saúde tanto da zona urbana quanto rural um kit de equipamentos contendo 5 notebooks e duas impressoras, e para as equipes de agentes comunitários de saúde, um tablet integrado ao sistema. Implantando um serviço pioneiro no país, ainda foram incluídos no sistema e também receberam um tablet, os agentes comunitários de endemias.

O Prontuário eletrônico do cidadão por meio da secretaria municipal de saúde oferecerá nesta próxima semana um treinamento para todos os profissionais que receberam os tablets, que ao iniciarem o uso do equipamento terão a possibilidade de acelerar a coleta e envio de dados ao banco de dados informações individuais e familiares, bem como vários tipos de classificação em relação à saúde as quais pertençam os monteirenses.

A informatização das unidades desafogará o setor até então responsável pela coleta e digitação das fichas que até hoje eram produzidas pelos ACS e ACE. Para que tudo isto fosse possível, um pacote foi criado contendo os equipamentos, rede de transmissão de dados, suporte técnico, programa específico e servidor de dados e o próprio treinamento dos profissionais de forma a garantir informações precisas e seguras e gerar menos custos para os cofres da cidade.

Após a entrega, a prefeita Anna Lorena concedeu entrevista a imprensa e destacou: “Este é um dia histórico na cidade de Monteiro, abandonaremos as montanhas de papel e a demora na coleta e repasse de dados entre ACE, ACS e Unidades de Saúde. Este é um investimento de R$ 244 mil reais por ano, e estamos na vanguarda em relação ao Cariri e do país quanto a inclusão dos ACE neste programa. Esta foi uma luta que envolveu vários estudos e propostas e que demandou muito trabalho por parte da secretaria de saúde, mas hoje este sonho foi concretizado e nossa cidade tem o que há de melhor, que é o que sempre buscamos a cada dia.”

O PEC De forma direta, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde. O PEC é uma solução capaz de otimizar o fluxo de atendimento das UBS, além de apoiar o processo de coordenação do cuidado do cidadão realizado pelas Equipes de Atenção Básica.

A informatização desses processos nas UBS traz benefícios importantes como: acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações da AB para o Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações. Ou seja, a implantação do prontuário eletrônico traz benefícios, ao mesmo tempo, para gestores, profissionais de saúde e cidadãos.

 

Deixe um Comentário

© 2016. Jornal Portal do Sertão. Todos os direitos reservados

ARTEAVANTE
Scroll to top