Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Quinta-Feira, dia 23 de Novembro de 2017

19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza termina nesta sexta (26)

Saúde

19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza termina nesta sexta (26)

Dona Jardelina tem 102 anos e faz questão de ser vacinada anualmente contra a gripe. Ela é a referência de Arcoverde a todos os moradores que fazem parte do grupo prioritário da imunização contra a influenza. Agora só faltam três dias para a campanha terminar, mas cerca de 2 mil pessoas ainda não foram vacinadas. A equipe do Programa Municipal de Imunização da Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Arcoverde, está buscando estes 2 mil moradores que fazem parte do grupo alvo, para que sigam o exemplo de Dona Jardelina.

A meta da Prefeitura é vacinar em torno de 14 mil pessoas em Arcoverde. Com este objetivo, as equipes responsáveis trabalharam incansavelmente para atingir seu objetivo, durante estes 37 dias. Além de atenderem nas Unidades Básicas de Saúde da Família – UBSF, diariamente das 8h às 17h, os funcionários estão visitando de casa em casa. O bairro onde se concentra o maior número de pessoas que não se vacinaram é o São Cristóvão. Se você tem alguém na sua família que ainda não foi vacinado, procure a UBSF mais próxima.

A gripe mata. Estudos recentes mostram que o vírus influenza está relacionado a uma série de complicações, como pneumonia e doenças cardíacas. Portanto, ao tomar a vacina, você não apenas se protege da gripe, mas evita quadros mais graves relacionados com hospitalização e morte. Um segundo ponto é a importância social. Uma vez que o morador se protege, diminui a circulação do agente infeccioso e evita que ele seja transmitido para as pessoas ao seu redor.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissiveis e outras condições clínicas especiais).

 

Fotos: Cedidas pela equipe do PNI

Continue Lendo
Você pode gostar...
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Saúde

Topo